segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Retrospectiva do Boxe Rioclarense 2017



                O ano de 2017 foi mais um ano de muita atividade para a equipe MM Boxe, tanto no âmbito esportivo como na esfera social e cultural. No ano em que completamos 14 anos de atividades, participamos de diversas competições e promovemos várias iniciativas de caráter sócio-cultural. A grande marca da nossa equipe neste ano foi a internacionalização do nosso trabalho. Um de nossos treinadores, Breno Macedo, passou seis meses na Itália ensinando boxe em um projeto social em Roma, ajudando a fundar a Palestra Popolare Quarticciolo. Breno passou todo o primeiro semestre em terras europeias, onde se envolveu com academias de boxe antifascistas. Lá ele pode também ministrar cursos e falar sobre as atividades da MM Boxe em diversas cidades Itália, Áustria, França e Espanha.  Na Suíça Breno pôde atuar como córner de Lucas Martins, boxeador profissional brasileiro que combateu em Basel em maio. Leonardo Macedo, outro dos nossos treinadores, também cruzou fronteiras e viajou junto com a seleção brasileira para Argentina e para a Rússia, onde acompanhou boxeadores brasileiros que participaram do Umakhanov Tournament, em Makhachkala.
                As viagens internacionais não ficaram somente a cargo dos treinadores: vários de nossos atletas também foram ao exterior demonstrar a grandeza do nosso boxe. Jhonatan Conceição participou do 55th Belgrado Winner na Sérvia em abril, onde ficou com bronze o após vencer lutadores da Hungria e da Sérvia. Em junho ele foi a Honduras disputar o Continental de boxe, onde venceu atletas do Bahamas e da Costa Rica e se classificou para o mundial que ocorreu em Hamburgo, Alemanha, em agosto. Jhonatan se tornou o primeiro atleta formado pela MM Boxe a participar de um campeonato mundial elite, motivo de muito orgulho para nós. Em outubro participamos do Festival Derribando Fronteras, em Buenos Aires, organizado pelo Clube Social e Deportivo La Cultura Del Barrio. Fizemos ainda lutas oficiais no histórico ginásio da Federación Argentina de Boxeo. Participaram do intercâmbio internacional os rio-clarenses Baby Bull Belini, Marcelo Bagatti, Kaio Notorius, Jucielen Cerqueira e Breno Macedo. Integraram ainda a equipe de brasileiros atletas do Palmeiras e do Instituto Todos na Luta, do Rio de Janeiro.
                A seleção brasileira valorizou mais uma vez nosso trabalho neste ano de 2017. Jucielen e Baby Bull foram chamados para uma base de treinamento e Leonardo foi convocado em duas oportunidades, como já foi descrito. Baby Bull vestiu também a camisa do Brasil em uma competição em Buenos Aires em maio, onde era avaliado para fazer parte do selecionado juvenil que participará do Panamericano Juvenil em 2018. Dentre outros feitos esportivos que merecem destaque estão a prata de Daniel Gaguinho no Paulista Elite em junho, o paulista juvenil em abril, a participação de Eduardo Maguila no Brasileiro cadete de Cuiabá (setembro), a prata de Jucielen no Brasileiro feminino também em Cuiabá, o ouro de Juci nos Jogos Abertos do Interior em Novembro, o ouro de Jhonatan no Sul-sudeste em Balneário Camboriú (novembro), o bronze de Ícaro Martins no brasileiro juvenil de Salvador (dezembro) e a prata de Jhonatan no Brasileiro elite também em Salvador.
                No campo social, cultural e político, também tivemos muitas atividades. Passamos a promover, juntamente ao coletivo de cinema Kino Olho, o Cineclube da Luta, que teve duas edições em 2017 e promete mais para os próximos anos. Abrimos nossas portas para eventos como o OcupaSom (coletivo 288 CREW), a Feira das Virtudes, o encontro de hip-hop Canto da Estação inBoxe e a Mostra Independente de Música Autoral (coletivo Ser um Ser). Realizamos também mais edições da nossa já tradicional Festa inBoxe, evento que reúne diversos coletivos da cidade com o objetivo de promover a cultura, música, arte, esporte e entretenimento de forma não mercantilizada. Nossa academia ficou mais bonita após receber obras de artistas plásticos renomados, como a foto-colagem e pintura dos argentinos Matías Damian e Soledad Goldsack, e o mural dos grafiteiros Leo DCO e Lagartones. Organizamos um debate internacional com o treinador Gianni Cozzupoli, sobre a situação do boxe e da política italiana em agosto. Nossas atividades para além do campo esportivo vêm crescendo ano após ano, o que nos deixa muito orgulhosos.

                Encerramos 2017 com a certeza que demos o nosso melhor nas nossas ações, lutando para construir um mundo melhor através do esporte. Agradecemos a todos que nos apoiam, que acreditam e incentivam nosso trabalho. E que venha 2018!

Nenhum comentário: