sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Retrospectiva do Boxe de Rio Claro 2021

 


RETROSPECTIVA DO BOXE RIOCLARENSE 2022


Com pouco mais de um mês de atraso, preparamos nosso tradicional texto da retrospectiva anual de nossas atividades.

O ano esportivo de 2022 foi, para a MM Boxe, um ano histórico. Chegamos aos Jogos Olímpicos através de uma atleta e de um treinador, fato até então inédito nos 18 anos de boxe em Rio Claro. Jucielen Romeu garantiu sua participação olímpica através do ranking mundial, já Leonardo Macedo foi um dos treinadores responsáveis por dirigir o time brasileiro em Tokyo. O Boxe trouxe três medalhas dessa Olimpíada, foi a melhor campanha da história, e o boxe rioclarense estava lá presente. Este foi o ápice de 2021, mas nosso ano foi repleto de outras glórias, conquistas e realizações, vamos aqui relembrar as principais delas na nossa tradicional retrospectiva.

Leo e Juci, pela seleção brasileira, tiveram um ano muito agitado, com a participação no Strandja da Bulgária em fevereiro, Cologne Boxing Worldcup na Alemanha em março (Juci foi ouro), Mundial Militar na Rússia em setembro (Juci foi bronze), Mundial Masculino na Sérvia em outubro, além de quase um mês no Japão se preparando e disputando as Olimpíadas entre julho e agosto. 

Enquanto Juci e Leo mantinham o foco total nas competições internacionais, o trabalho no galpão da Cidade Nova em Rio Claro também seguia firme. Devido a pandemia do corona virus, tivemos que ficar fechados durante dois meses, de março a maio, momento crítico para todos. A partir do segundo semestre, com o retorno das competições, pudemos voltar a mostrar nosso trabalho. Nossa equipe adulta de 2021 foi um retrato da MM Boxe: pouca quantidade e muita qualidade. Os únicos adultos treinando conosco eram Jhonatan Conceição, Kaue Baby Bull e Eduardo Maguila, que conquistaram medalhas na Copa Lisoboxe (setembro), Campeonato Paulista (outubro) e Campeonato Brasileiro de Cuiabá (dezembro). No Paulista, chegamos a ser vice-campeões coletivos, mesmo com uma equipe pouco numerosa.

Maguilinha, em seu primeiro ano como elite, mostrou estar no caminho certo para o êxito, galgando importantes vitórias nas competições que participou. Suas únicas derrotas em 2021 foram para atletas que são ou que foram da seleção brasileira. O mesmo ocorreu com Baby Bull, que perdeu apenas duas lutas em 2021, ambas contra atleta que está na seleção. Baby Bull foi prata no brasileiro no 75 kg, Jhonatan Conceição foi ouro nos 69 kg, sendo convocado para a seleção brasileira após o campeonato. Breno Macedo, que era um dos treinadores da equipe paulista nesse brasileiro, foi eleito o melhor treinador da competição que aconteceu no Mato Grosso.

Nas categorias de base nosso desempenho também foi bom, tendo vista que conquistamos medalhas no Paulista Juvenil, Brasileiro Juvenil e Brasileiro cadete. Em outubro, Geovana Pinati (57 kg), Vinicius Lima (57 kg) e Dedé Bombonatti (+ 92 kg) conquistaram três pratas para Rio Claro no Paulista Juvenil realizado em Pirituba. Leonardo 'Ralado' Martins também fez parte dessa equipe, vencendo uma luta e perdendo outra. No Brasileiro de categorias de base realizado no início de novembro, Allan Firmiano conquistou a prata entre os cadetes 66 kg, enquanto Nikson Rocha pegou o bronze no juvenil 86 kg. Mais uma vez o boxe de RC conquistando medalhas em campeonatos nacionais! Vinicinho também viajou a Cuiabá para esse brasileiro, mas com uma vitória e uma derrota ficou fora do pódio. Nossa equipe de base também participou do Campeonato Sul-Matogrossense, em Campo Grande, no mês de setembro. Por lá, conquistamos quatro outros com Claiver, Vinicinho, Allan e Dedé, e duas pratas com Geovana e Zé Roberto.

Todos esses bons resultados nas competições foram possíveis graças aos treinamentos de sparrings com outras equipes, tais como o pessoal de Piracicaba, do Boxe Autônomo, de São Carlos, Centro Olímpico, de Taboão da Serra, entre outros. Os alunos da MM Boxe foram essenciais na preparação dos atletas, fazendo sparrings e treinamentos diários com a equipe de competição. Alguns dos alunos se animaram para participar do Campeonato Para Alunos, em novembro, torneio realizado para não-competidores. Tivemos um excelente desempenho, com Gabriel Duarte e Edmundo Andrioli campeões e Vinicius Pereira na terceira colocação. Experiência riquíssima pra qualquer apaixonado por boxe! Luiz Gustavo Bagatini, que é síndrome de Down, fez um combate no torneio de Alunos, conquistando um lindo cinturão. 

Por sua respeitável trajetória como treinador, Breno foi convidado para ministrar um seminário técnico em Itapuí, região de Jaú, no mês de junho. O curso foi um sucesso e abriu uma nova frente na MM Boxe, mostrando a necessidade da MM Boxe disseminar, de forma organizada, o conhecimento acumulado em todos esses anos atuando com o Boxe. Para 2022, novos seminários serão realizados, no propósito de difundir um bom boxe.

Em 2021 nosso projeto social abriu duas novas frentes, nos bairros do Bonsucesso e do Cervezão. No Bonsucesso, demos continuidade ao trabalho iniciado pelo professor Macedão, junto a Associação de Bairros. Nossa chegada ao Cervezão, entretanto, se deu através de uma parceria muito importante com o Instituto Tatu Bola, nosso parceiro há tempos. Utilizando a sede do Instituto que oferece diversas modalidades esportivas, a MM Boxe passou para o professor Kaio 'Notorius' Barreto a missão de conduzir as aulas por lá. Em breve certamente teremos novos talentos descobertos.

Para encerrar esse ano tão movimentado, realizamos no dia 28 de novembro o Torneio de Boxe de RC, em comemoração dos 18 anos da MM Boxe. O evento foi no Mini-Ginásio, teve apoio da Prefeitura Municipal e reuniu atletas de diferentes cidades. Foram ao todo 17 combates onde o público da cidade pode assistir os principais talentos da MM Boxe realizando lutas oficiais. Nomes consagrados como Jhonatan, Juci, Baby Bull e Maguila dividiram o ringue com os novos talentos como Pantera, Camilinha, Claiver e Geovana. Tivemos ainda a presença do medalhista olímpico Abner Teixeira, apresentações do B.Boy Ruddy Miranda e do rapper e MC Dugueto Shabbaz, tornando o evento mais diverso e atrativo. A cara da MM Boxe.

Ainda antes do ano acabar, pra fechar 2021 com chave de ouro, fomos agraciados com a convocação de três atletas da MM Boxe para a seleção brasileira. Além da manutenção de Juci, tivemos também a chamada de Jhonatan Conceição no adulto e de Vinicinho Lima no juvenil. Somos a única academia do Brasil que formou três atletas na seleção brasileira deste ano, mostrando nossa posição de destaque no cenário nacional. Além dos boxeadores, um treinador também é da MM Boxe, Leonardo Macedo, completando o time de rioclarenses na seleção. 

Pelo que foi 2021, 2022 promete! Graças a vacinação e ao maior controle do Corona Virus, acreditamos que teremos um ano com ainda mais realizações. Sempre em frente, sempre avançando!

Obrigado a cada um que nos apoia, nos dá suporte e acredita no nosso trabalho.


Equipe MM Boxe, janeiro de 2022

Nenhum comentário: