terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Retrospectiva do Boxe rio-clarense 2016


Encerra-se um ano, começa-se outro. 2016 foi um ano de muita superação, uma vez que novamente não contamos com o apoio de nenhum órgão público e nem privado para dar prosseguimento as nossas atividades. Porém, seguimos trabalhando a todo vapor, nos autogerindo e autofinanciando.
O ano de 2016 foi marcado pela quantidade de eventos culturais realizados no espaço da academia MM Boxe. Logo em Janeiro abrimos as portas para receber o 5º Ocupa Som, evento organizado pelos coletivos 288 Crew e Vinil Crew. Inspirados, passamos a realizar nossas próprias festas, que batizamos de Festa inBoxe. Ao todo foram três festas no ano de 2016 (fevereiro, maio e setembro), reunindo centenas de pessoas das mais variadas realidades. Reunimos esporte, cultura, lazer e arte dentro de um espaço público, um prédio histórico no centro da cidade. Nos sentimos muito orgulhosos  em prestar esse serviço à comunidade!
Sem deixar de lado as competições, a nossa equipe cadete (15 e 16 anos) começou o ano como a mais forte do estado. Em março participamos do campeonato paulista e fomos os grandes campeões coletivos. Os campeões foram Kauê ‘Baby Bull’ Belini, Victor Martins e Rafael Bombonatti. Ícaro Martins ficou com a prata enquanto Marcelo Bagatti e Donavan Souza não subiram no pódio. Da vitoriosa equipe cadete, apenas Kauê Belini e Marcelo Bagatti deram continuidade aos treinamentos e participaram do campeonato Brasileiro em julho, enquanto os outros atletas pararam de competir para se dedicar aos estudos ou outros projetos pessoais. Baby Bull representou o estado de SP no brasileiro de Cuiabá e tornou-se o oitavo rio-clarense a ser campeão nacional.
Na Forja de Campeões, mais antigo campeonato que acontece na América Latina (desde 1941), este ano não obtivemos medalhas.  Nosso peso médio Daniel ‘Gaguinho’ Ciambroni venceu seu primeiro combate, mas foi derrotado na rodada segundo pelo futuro campeão e não subiu ao pódio.
Em junho demos um importante passo ao realizarmos nosso segundo intercâmbio internacional. Viajamos para a Itália e ficamos 22 dias treinando, competindo e aprendendo muito sobre o esporte, a cultura e a política italiana. De Rio Claro viajaram  Jucielen, Baby Bull, Gaguinho e Breno Macedo, que coordenou o projeto juntamente com Isabela Pieroni, outra rio-clarense que mora na Itália. A equipe ainda contou com mais cinco boxeadores do Palmeiras. Tivemos lutas oficiais em Roma e em Bologna, enquanto em Genova fomos convidados para fazer exibições do Torneo Mediterraneo Antirazzista. A experiência foi muito enriquecedora tanto no campo esportivo como no campo social, cultural e político. Uma grande empreitada que teve sucesso total.
Na volta do intercâmbio, realizamos em Julho no próprio espaço da MM Boxe um evento intitulado “Tornati a casa:  Exibição sobre o intercâmbio Brasil – Itália”, onde as experiências adquiridas na viagem foram compartilhadas com o público presente. Evento semelhante aconteceu em São Paulo, no bar Al Janiah, onde Breno Macedo e Isabela Pieroni realizaram o debate “Esporte para todxs: a experiência dos centros sociais italianos”. Estes eventos foram importantes para reforçar a maior abrangência da equipe MM Boxe, indo para além da simples prática de Boxe.
Tão logo chegaram da viagem pela Europa, Jucielen Cerqueira e Baby Bull Belini viajaram para Cuiabá para participar do campeonato brasileiro feminino e cadete, em julho. Jucielen venceu duas lutas e foi superada na final, sagrando-se vice-campeã brasileira. Vale lembrar que durante o ano de 2016 a rio-clarense fez parte do time da seleção b
rasileira. Já Baby Bull conquistou o ouro da categoria cadete até 66 kg, mostrando que tem um futuro brilhante pela frente. Marcelo Bagatti disputou entre os cadetes mas não subiu ao pódio.
Em Setembro participamos de lutas em Sorocaba pelo Grand Prix da Liga Sorocabana, com Baby Bull e Gaguinho Ciambroni. Os garotos trouxeram resultados positivos, mostrando a qualidade do boxe rio-clarense.  Ainda em setembro levamos para uma exibição de boxe em São Paulo o nosso aluno portador de síndrome de Down Luis Gustavo Bagatini. Luis lutou como se fosse o campeonato mais importante da sua vida e pudemos proporcionar ao garoto uma emoção inédita.
A cidade de Rio Claro não participou dos Jogos Abertos deste ano, o que fez com que os atletas da MM Boxe representassem outros municípios em uma das maiores competições do país. Jhonatan vestiu a camisa de Piracicaba e foi campeão, enquanto Jucielen representou São José dos Campos e ficou com a prata. O campeonato foi em setembro em São Bernardo.
Em outubro participamos do torneio Sul sudeste, em Osório, Rio Grande do Sul, através de Jhonatan Conceição. Jhonatan venceu todos seus três combates e foi o grande campeão, classificando-se com moral para o brasileiro. No brasileiro, que acontece em Dezembro em Salvador, Bahia, Jhonatan acabou ficando com a prata após resultado controverso contra representante local na disputa do ouro. Já Daniel Gaguinho ficou com o bronze nos 75 kg juvenil.
Finalizando o ano, o professor Marcos Macedo levou alguns garotos de 13 e 14 anos para o campeonato paulista infantil, fazendo uma parceria com outras equipes do estado. O “velho Macedo” iniciou um trabalho paralelo ao da MM Boxe em 2016, independente do trabalho desenvolvido por seus filhos, Breno e Leonardo. Ensinando boxe voluntariamente no bairro periférico Jardim Bonsucesso, o professor de 70 anos continua formando campeões ao seu modo.
Encerramos nosso décimo terceiro ano de trabalho com Boxe em Rio Claro com a certeza da importância do nosso trabalho. É isso que nos dá motivação para seguirmos neste difícil caminho de utilizar o esporte como ferramenta de transformação do nosso mundo. Seguimos na luta!

Equipe MM Boxe
2 de janeiro de 2017


Nenhum comentário: