segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Breno Macedo faz intercâmbio na Itália

Emanuele Agati, Breno Macedo e Gianni Cozzupoli

                O treinador de boxe rio-clarense Breno Macedo, da equipe MM Boxe, está em terras italianas há duas semanas e deve permanecer por lá pelos próximos seis meses. Macedo está trabalhando como técnico de Boxe em uma academia popular de Roma, onde ficará por três meses, para então seguir a Bologna onde realizará a mesma atividade. O brasileiro foi convidado para realizar este trabalho no ano passado, quando esteve na Itália com uma equipe de dez brasileiros durante três semanas.
                Breno está vinculado com a Palestra Popolare Quarticciolo, academia que fica no bairro do Quarticciolo, na periferia de Roma. A academia desenvolve um trabalho de inclusão social na comunidade local através do Boxe, trabalho semelhante ao realizado por Breno e seu irmão Leonardo em Rio Claro através da equipe MM Boxe. “Encontrei na periferia de Roma uma situação social bem parecida com a que temos no Brasil: crianças e adolescentes que vêm de famílias desestruturadas e convivem com o narcotráfico, criminalidade e a violência. Isso me motivou a trabalhar aqui da mesma forma que trabalhamos no Brasil”, explica o treinador de 28 anos.

                Em 2016 cinco  rio-clarenses participaram do intercâmbio na Itália, e devido ao excelente nível dos atletas de Rio Claro os treinador italianos  Emanuele Agati e Gianni Cozzupoli convidaram Breno a trabalhar na academia do Quarticciolo, que foi inaugurada em setembro. “Minha ideia é espalhar o conhecimento que adquiri sobre boxe e aprender o máximo possível sobre a organização das academias daqui”, diz Breno. Na próxima semana o rio-clarense estará em Viena, Áustria, onde realizará um curso de três dias em um projeto social semelhante ao da Itália. Um dos interesses dos austríacos é que Breno faça uma exibição sobre o trabalho desenvolvido pela equipe MM Boxe em Rio Claro há 14 anos, uma vez a trajetória da MM Boxe é tida como inspiração pelos treinadores europeus. 

Nenhum comentário: