quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Meninas de Rio Claro brilham em São Paulo

Whendy sendo premiada como campeão Paulista

                 Lutando para conquistar um espaço num esporte reconhecidamente masculinizado, as meninas de Rio Claro alcançaram posição de destaque no cenário do Boxe paulista e brasileiro. Disputando as finais do campeonato Paulista Feminino, duas garotas de Rio Claro brilharam nessa última terça-feira.
                Whendy Pereira, de 17 anos, disputou com Michaelly Juvêncio a final da categoria 48 kg. Após vencer duas lutas no torneio e se classificar para o Campeonato Brasileiro, Whendy estava embalada para a decisão. De maior envergadura e boa movimentação de pernas, Whendy esteve melhor durante todo o combate e venceu por pontos, sagrando-se campeã paulista.
                Jucielen Cerqueira, de 16 anos, enfrentou Stela de Lucia, veterana pugilista do Centro Olímpico. Com o dobro da idade da rioclarense (32 anos), Stela já disputou campeonatos Panamericanos e até Mundiais, sendo atualmente uma das principais atletas da categoria no país.  Entretanto, a jovem boxeadora de Rio Caro não se intimidou e fez um disputado combate com a paulistana. Jucielen aceitou a luta na curta distância e acertou golpes que balançaram Stela, mas na contagem geral dos pontos foi superada. Com duas vitórias na competição e sendo vencida na final, a promissora boxeadora de Rio Claro ficou com a prata dos 51 kg.
                Somando-se ao ouro de Whendy e à prata de Jucielen, a equipe de Rio Claro contou com mais um ouro, de Nadja Santos, categoria 81 kg, e a prata de Larissa Alencar, categoria 75 kg, atletas que defenderam as cores da equipe rio-clarense.  Na pontuação geral a equipe ficou na segunda colocação coletiva, sagrando-se vice-campeã Paulista.

Do jardim Guanabara para o mundo
                Jucielen Cerqueira e Whendy Pereira, apesar de serem atletas de pouca idade, estão no mundo do Boxe desde 2007, ano que começaram a praticar a modalidade na Associação de Moradores do Jardim Guanabara, bairro periférico de Rio Claro. O professor Marcos Macedo iniciou um trabalho de inclusão social para as crianças do bairro, momento em que surgiram Whendy, com 12 anos, e Jucielen, então uma criança de 11 anos.  As garotas começaram a treinar juntamente com Jhonatan Conceição, atleta que hoje está na seleção brasileira e este ano viajou a Londres com a delegação Olímpica nacional.

Jucielen na trocação com Stela
                “As nossa meninas só não haviam brilhado ainda porque não existem competições de categoria de base no Boxe Feminino. Não são realizados campeonatos infantil (13 e14 anos), cadete (15 e 16) ou juvenil (17 e 18) feminino no Brasil, apesar de no ano passado ter acontecido o primeiro Mundial Feminino de categorias de Base. Se houvesse mais incentivo no Boxe entre as mulheres, com certeza elas já estariam brilhando há certo tempo”, disse Marcos Macedo, primeiro treinador das meninas.

Nenhum comentário: