quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retrospectiva do Boxe Rio Clarense em 2014

Como vem sendo há 11 anos de atividade, em 2014 a equipe MM Boxe Rio Claro obteve importantes conquistas dentro e fora dos ringues, firmando-se como uma das principais equipes de Boxe do Brasil.
Como acontece interruptamente desde 2007, a primeira competição oficial de nosso calendário foi a Forja de Campeões, mais tradicional campeonato de Boxe do Brasil, que acontece há 73 anos. Desde nossa primeira participação sempre trouxemos no mínimo uma medalha para Rio Claro, criando assim uma meta a ser mantida por nossos atletas. Em 2014 a responsabilidade de manter esta tradição recaiu sobre apenas um atleta: Augusto Cafu Pires. Ele foi o único representante de Rio Claro na Forja deste ano, mas a pressão de ser a única esperança de medalhas não pesou sobre o boxeador gaúcho, conquistando assim a medalha de ouro na categoria dos 64 kg. Para ser campeão Cafu venceu quatro duras lutas, deixando a marca de ser um dos boxeadores mais talentosos da competição.

Fazendo valer a posição de liderança regional, a MM Boxe realizou em fevereiro o primeiro tope do ano, rodada de lutas-treino que reuniu equipes de Araraquara e Piracicaba, além de Rio Claro. Um atleta boliviano que encontrava-se em intercâmbio no Palmeiras também participou da competição, dando um caráter internacional ao pequeno evento.

A primeira competição do ano das categorias de base, vertente de maior sucesso da MM Boxe, aconteceu em fevereiro. Três atletas participaram do paulista cadete e todos eles sagraram-se campeões. Kaíque Sucuri Barros, Gabriel Bebê Andrioli e Daniel Gaguinho Ciambroni venceram todas suas lutas e deram o título de vice-campeão coletivo à equipe de Rio Claro. Também em fevereiro aconteceu a primeira competição no exterior de um atleta da MM Boxe. Jhonatan Conceiação foi até a Bulgária participar da Copa Strandja, mas não conquistou um lugar no pódio. Em abril Jhonatan voltou a competir em solo europeu, disputando o fortíssimo torneio Feliks Stamm, na Polônia, onde foi superado e ficou sem medalhas.

O mês de abril teve importantes competições para a equipe de Rio Claro. Inicialmente houve uma rodada preparatória em Sorocaba, onde lutaram Jucielen Cerqueira, Marcelo Bagatti, Sucuri e Bebê. Bebê sofreu a primeira derrota da equipe do ano, enquanto os outros três saíram vitoriosos. No final daquele mês aconteceu a Copa Talento, em São Vicente, torneio voltado apenas as categorias de base. Com doze atletas inscritos nas três diferentes categorias (infantil, cadete e juvenil), todos subiram ao pódio. Os infantis eram Lucas Duvalier, Bagatti, Kaue Baby Bull Belini, Icaro Martins, Victor Martins e Donavan Souza. Sucuri, Bebê e Gaguinho eram os cadetes, enquanto Jucielen Cerqueira lutava pelo juvenil feminino. O time infantil masculino e juvenil feminino foram os campeões coletivos, enquanto cadete masculino ficou com o vice-campeonato. 

Em maio ocorreu a Copa dos Campeões, também em São Vicente. Augusto Cafu Pires e Matheus Andrioli ficaram com o Bronze, enquanto Yuri Previatti, rioclarense que defende o Palmeiras, foi o grande campeão de sua categoria. 

Em junho aconteceu o primeiro campeonato brasileiro juvenil feminino, em Campo Grande. Jucielen Cerqueira, dos 51 kg, além de ser a grande campeã foi eleita como a melhor atleta de toda a competição, chamando atenção pela sua técnica apurada e larga experiência para uma jovem atleta. 

Mais um rioclarense entrou para o rol dos campeões brasileiros em agosto, quando Sucuri Barros venceu o nacional cadete em São Vicente. Sucuri bateu os representantes da Bahia, Rio de Janeiro e Pará, faturando seu primeiro título brasileiro. Participaram ainda do campeonato, que uniu cadetes e adultos, Gaguinho, Bebê, Airton Esquerdo, Jhonatan, Yuri e Cafu, mas apenas Sucuri subiu ao pódio. 

Entre agosto e setembro aconteceu o Paulista da F.P. Boxe, onde Cafu, Yuri e Matheus venceram suas lutas de estreia mas não puderam dar continuidade na competição por falta de transporte. Os atletas da base participaram da Copa Estado de SP, realizado no C.T. Omega, na zona leste de São Paulo. Lutaram Gaguinho, Icaro, Japonês, Bagatti, Rafael Bombonatti e Jhonatan. 

Em setembro Jhonatan foi até a Rússia participar do torneio Magomed-Salam Umakhanov Memorial. Lá Jhonatan foi superado por pontos na luta de estreia para o representante da Armênia.

Mais um tope foi realizado em outubro, desta vez com a presença da equipe Omega, de SP. Foram realizados seis combates dos atletas de RC com boxeadores treinados por Ivan Pitu Oliveira, um dos técnicos mais conceituados do Boxe brasileiro. De RC lutaram Jucielen, Sucuri, Baby Bull, Icaro, e Carlos Pitbull. Pitbull é atleta oriundo do Rio de Janeiro, da equipe Luta Pela Paz, mas no meio de 2014 juntou-se a equipe MM Boxe e veio residir em Rio Claro.

A última competição do ano foi realizada entre novembro e dezembro, o já tradicional campeonato Paulista Infantil. A equipe infantil de Rio Claro disputa o paulista interruptamente desde 2007, trazendo medalhas todos os anos em que participou e já havendo conquistado troféus coletivos. Este ano não foi diferente e todos os seis atletas inscritos subiram no pódio, além do troféu de terceira colocação por equipes. Neste ano um feito inédito aconteceu: os atletas na MM Boxe não perderam uma luta sequer para outra equipe, já que as duas únicas derrotas do time foram em confrontos diretos de Rio Claro contra Rio Claro. Para coroar ainda mais o trabalho com as crianças da cidade, Victor Japones Martins foi escolhido o melhor atleta do campeonato. 

Apesar de termos conseguido manter os bons resultados em competições de alto nível, fazendo mais campeões brasileiros, campeões infantis e um campeão da Forja, este ano de 2014 foi de bastante dificuldade na parte estrutural da equipe. Devido a uma crise financeira na Prefeitura Municipal, não obtivemos nenhum apoio de transporte nas competições durante todo o ano e o apoio financeiro que a equipe recebe da Secretaria de Esportes foi cortado em agosto. Devido a esta falta de apoio deixamos de participar de algumas competições, dentre elas a mais importante foi o Jogos Abertos do Interior, o qual vínhamos obtendo resultados expressivos desde nosso primeiro ano de participação, em 2005. Esta seria o décimo ano participando dos Jogos Abertos interruptamente, mas infelizmente o ciclo foi quebrado.

Mesmo com as dificuldades encontradas, fazemos uma avaliação positiva do ano que se passou e vislumbramos progresso para 2015. Sabemos que trabalhar com esporte no Brasil é muito difícil, ainda mais quando o esporte é o Boxe, mas a qualidade do nosso trabalho e os bons frutos sociias e esportivos que estamos colhendo através de tantos anos são o nosso combustível para continuar na batalha.

Equipe MM Boxe
Janeiro de 2014

Nenhum comentário: