terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva do Boxe rio-clarense em 2015

A equipe MM Boxe, como já é de costume, teve um ano repleto de atividade e competições em 2015. Entre janeiro e fevereiro parte da equipe participou do primeiro intercâmbio internacional da MM Boxe. O técnico Breno Macedo, juntamente com os boxeadores Jhonatan Conceição, Daniel Ciambroni e Jucielen Cerqueira, passaram pouco mais de um mês na Cidade do México, treinando e competindo em terras mexicanas. Breno ainda fez outro intercâmbio técnico em setembro, quando passou um mês na Itália e realizou curso para treinador em solo europeu. A experiência internacional dos boxeadores rio-clarenses refletiu dentro dos ringues e a equipe teve um ano vitorioso.
                Uma das principais marcas da MM Boxe foi mantida em 2015: o forte trabalho nas categorias de base. Montamos uma equipe cadete (15 e 16 anos) muito forte, com atletas de alto nível técnico e boa experiência para a classe.  Os cadetes de 2015 foram Kauê ‘Baby Bull’ Belini, Marcelo Bagatti, Icaro Martins, Victor ‘Japonês’ Martins, Donavan Souza, Rafael Bombonatti e Kaio ‘Notorius’ Barreto. Em abril fomos vice-campeões da Copa Talento em São Vicente com um ouro, três pratas e dois bronzes. Participamos da seletiva paulista para o campeonato brasileiro e vencemos em cinco categorias. Desta maneira, de 12 atletas de São Paulo no campeonato brasileiro, cinco eram de Rio Claro. Foram conquistadas quatro medalhas pelos cadetes no Brasileiro de Balneário Camboriu: Ouro por Bombonatti (70 kg), prata por Bagatti (60 kg) e bronze por Baby Bull Belini (60 kg) e Victor Japones (66 kg). Também participaram do brasileiro cadete Icaro (63 kg) e Notorius (+80 kg), formando assim a maior equipe de boxeadores de Rio Claro a disputar um brasileiro.
Em 2015 outra marca da equipe de Rio Claro também foi realçada, que é a movimentação do boxe no interior de São Paulo. A cidade recebeu eventos interacademias com participação de equipes de diversas cidades do interior de São Paulo. Também estivemos presentes em eventos em cidades da região, como em Piracicaba (maio) e Bauru (agosto).
                Os destaques da equipe em 2015 foram Jhonatan Conceição e Jucielen Cerqueira. Juci sagrou-se vice-campeã brasileira adulta e foi convocada para a seleção em novembro. Os técnicos da equipe nacional viram na rio-clarense potencial para representar o Brasil em competições internacionais, e desde novembro a atleta encontra-se treinando e morando em São Paulo capital. Jucielen se juntará a Jhonatan, que se apresenta à seleção brasileira em janeiro próximo. Jhonatan também conquistou a prata no brasileiro, mas no Jogos Abertos ficou com o ouro dos 64 kilos. Ele também foi vice-campeão da Copa Centenário, no Chile, onde venceu atletas da Bolívia, Chile mas perdeu para a Argentina. O rio-clarense defende atualmente o Palmeiras, clube pelo qual faturou diversos títulos em 2015 como o Paulista, a Copa Lisoboxe e o Centro-Oeste.
                Em 2015 nós finalmente conseguimos formalizar uma associação em nome da equipe MM Boxe, pois apesar de existir desde 2003, não tínhamos registros legais. O ponto negativo de 2015 foi o corte de verbas que a equipe sofreu pela prefeitura de Rio Claro. De 2008 a 2014 recebemos apoio da Secretaria de Esportes, mas em 2015 todo apoio foi cortado. Sem bolsas aos atletas, alimentação e nem mesmo transporte para as competições, nós tivemos que buscar outras formas para manterem o ritmo do trabalho. Sem alojamento, perdemos importantes atletas como Kaíque Sucuri e Augusto Cafu, enquanto Daniel Gaguinho teve que se virar para manter-se em Rio Claro, morando de favor na casa dos treinadores e na casa de amigos. Mesmo com a dificuldades, conseguimos manter o alto nível de nosso trabalho.

                A última competição do ano da MM Boxe foi o Paulista Infantil, onde participamos com apenas um atleta. Jonathan ‘Pitoco’ Souza conquistou a medalha de prata do estadual, mostrando ter potencial para crescer mais dentro do esporte. O ano de 2016 ainda é uma incógnita para nós da MM Boxe. Esperamos que o apoio governamental seja maior, esperamos que consigamos incentivo de outras fontes, esperamos que nossos atletas continuem se dedicando e buscando realizar seus sonhos através do Boxe. Manteremos o lema: NOSSO BOXE NUNCA PÁRA!

Equipe MM Boxe, dezembro de 2015

Nenhum comentário: